Numa Terça-Feira – 16 de julho de 1963, o CA-10 6520, comandado pelo Maj. Av. RUY Bandeira de Abreu (1P em Viagem de Cheque), tendo como demais tripulantes: 1º Ten. Av. ARY Pereira Barbosa (IN), 3S QAV DIAS (2º Mecânico de Voo), 3S QRT VO Luiz Carlos BALBY Menezes (Radiotelegrafista de Voo), e por mim 3S QAV Edvaldo Martiniano de LUNA (1º Mecânico de Voo), decolou de Belém, às 08:30P, para cumprir uma viagem do Correio Aéreo Nacional da Amazônia (CANAM), na região da calha do Rio Negro (LPA-3/2), tendo como destinos mais distantes: Iauaretê (LPA-3) – na margem esquerda do rio Uaupés, um pouco a jusante da foz do rio Papuri, na fronteira norte do Brasil com a Colômbia e sede da Missão Salesiana com o mesmo nome, e Cucuí (LPA-2) – sede do 4º Pelotão de Fronteira (4º PelFront) do Exército Brasileiro, na fronteira norte do Brasil com a Colômbia e a Venezuela e portão de entrada do Rio Negro em território nacional.

RioNegroVista da beleza de um trecho do Rio Negro

Depois de 03h30min de voo, perfazendo a tradicional média de 110 milhas por hora em voo cruzeiro (220 Km/h), pousamos, às 12h00min – hora local, na cidade de Santarém/PA, confluência dos rios Tapajós e Amazonas. Cumpri essa primeira etapa na Torre do Mecânico, para bem aferir o comportamento dos motores e o consumo médio de gasolina, visto que teríamos pousos alternados no solo e na água a partir de Manaus.

Já no pátio, taxiamos até o local indicado pelo apoio de terra para estacionar o avião. Ao se chegar ao estacionamento, rotineiramente, o Mecânico que está na Torre recebe o comando de cortar o motor esquerdo, a fim de que o outro Mecânico possa, com segurança, abrir a porta de desembarque do compartimento F para entregar o pau-de-carga para apoio da cauda da aeronave, antes da parada total dos motores. Somente após a colocação do pau-de-carga, no devido lugar, é dada a ordem de corte do motor direito para que seja autorizado o desembarque de passageiros, tripulantes, e o movimento de cargas.

Naquela oportunidade, porém, o Maj. RUY, que estava na posição de 1P, mandou cortar o motor direito; como ele estava recém-chegado ao Esquadrão, considerei que houvera se equivocado e cortei o motor esquerdo, como de praxe, para permitir a agilização dos procedimentos de terra...

Enquanto a aeronave era abastecida, a tripulação aproveitava para almoçar num pequeno restaurante do modesto aeroporto. Era comum sentarmos todos os tripulantes juntos, quando conversávamos sobre a missão e, na maioria das vezes, sobre amenidades e “causos”... Naquele dia, no entanto, a conversa foi bastante formal, com o Maj. RUY (que viria posteriormente a comandar o 1º/2º GAV) muito enfático, falando sobre a sua posição de Comandante da aeronave e ressaltando que estava em Viagem de Cheque e que, dali para frente, toda a missão deveria ser cumprida dentro dos padrões estabelecidos.

Essa conversa não foi muito bem digerida por mim, mesmo porque a adoção de rigorosos padrões de regulamentos e de procedimentos no interior da Amazônia, naquela época carente de apoio logístico-operacional adequado e de um sistema de comunicações eficiente, implicava em obstáculos quase intransponíveis para os Catalineiros cumprirem a contento suas missões...

O Ten. ARY, sempre muito próximo dos demais tripulantes, procurou-me em particular, para mitigar o mal-estar causado pela referida pregação! Essa conversa, na qual realçou a condição da confiança que depositava na nossa equipe e a esperança de uma viagem tranquila foi, sem dúvida, muito proveitosa e reafirmou o quanto era fundamental o trabalho em equipe que cultivávamos nas operações do nosso Esquadrão.

Fiz a etapa Santarém/Manaus na cabine e o DIAS na Torre. Depois de 02h40min de voo, às 16h30 min – hora local, estávamos em Manaus, onde realizamos os procedimentos para o pernoite da aeronave e nos preparamos para começar a viagem pelo rio Negro a partir do dia seguinte.

Dia 17/07 – Quarta-Feira, cumprindo a LPA-2, decolamos de Manaus e, no apoio às Missões Salesianas dessas localidades, amerissamos em Tapurucuara (SBTC) – no Rio Negro, hoje Santa Izabel do Rio Negro, em Uaupés (SBUP) – no rio de mesmo nome e afluente do Negro, hoje São Gabriel da Cachoeira, em Içana (SBIS) – no rio Içana (também afluente do Negro), chegando finalmente a Cucuí (4º PelFront), onde pernoitamos.

Na Quinta – 18/07, decolamos de Cucuí com destino a Içana, porém, devido ao “aru” que impedia a visão do rio para identificar aquela localidade e amerissar, regressamos a Cucuí, após trinta e cinco minutos de voo... Aguardamos o sol aquecer e fazer subir a camada do “aru” colada à copa das árvores e partimos de novo para Içana, onde amerissamos e prosseguimos no regresso da LPA-2, com amerissagens em Uaupés e Tapurucuara, pousando, já no final da tarde, em Manaus, para o merecido descanso e pernoite.

Sexta-Feira – 19/07: decolamos para cumprir a LPA-3 – Linha do CANAM em exclusivo apoio às Missões Salesianas – amerissando em Barcelos (SBLU) – na margem direita do Negro, primeira capital do Amazonas até 1758, Tapurucuara, Uaupés, e Taracuá – no rio Tiquié; após, aterrissamos em Pari-Cachoeira (pista de pouso de piçarra), e, finalmente, chegamos a Iauaretê (também, pista de pouso de piçarra) – destino final do dia e local de pernoite...

Dia 20/07 – Sábado, já com a expectativa da chegada a Manaus para um prazeroso e movimentado “descanso” na noite manauara, decolamos para o regresso dessa Linha, amerissando em Taracuá e, depois, em Uaupés. Após o costumeiro e delicioso lanche, servido pelas Irmãs Salesianas, passageiros e carga a bordo, partida nos motores e preparação para a descolagem...

Uaupes1998Vista de São Gabriel da Cachoeira, antiga UAUPÉS

Porém, quando “sentamos as periquitas” (2.750 RPM e 48 polegadas de compressão) o motor direito deu uma “golfada”! Vi que a pressão da bomba de gasolina oscilou, não respondendo ao consumo de 100 galões/hora exigido naquele regime... Dei uma bombada manual, a pressão quis segurar! Mas, diante da ordem incisiva de observar as instruções de operação padrão do Maj. RUY, desisti da “booster” manual e determinei o abortar da descolagem, o que foi imediatamente observado pelos pilotos...

6520ETA1A “garça” da bomba...

Taxiamos para uma praia, próxima e à margem direita da cachoeira de Camanaus, guiados por um pequeno barco a motor, onde fomos acolhidos pela Irmã ELZA Ramos – goiana e Diretora do Colégio Salesiano da pequena comunidade de Uaupés, cuja população era na sua maioria de indígenas das diferentes tribos daquela região.

Realizamos – o DIAS e eu – a pesquisa da pane e concluímos que sua solução seria a substituição da bomba de gasolina, o que implicou na informação do pernoite, em Uaupés, feita pelo BALBY – no pirá-pirári – à Estação Tática do 1º/2º GAV – com a solicitação do acessório.

Alojados nas instalações do Colégio da Missão Salesiana – quartos simples, mas, muito limpos e bem cuidados – iniciamos o fim de semana na expectativa do incerto recebimento da notícia de chegada da peça solicitada.

UaupesMissao2009Fachada do Colégio da Missão Salesiana de Uaupés

E, porque a incerteza da noticia? Nossa comunicação radiotelegráfica, com a Tática do 1º/2º GAV ou com a Estação Rádio de Manaus, não podia ser feita – via Balby e ART-13/BC-348 do 6520 – para não descarregar a bateria da aeronave, elemento essencial para a partida de pelo menos um dos motores quando disso necessitássemos...

O outro meio era a escuta das transmissões dos “Avisos ao Interior”, feitas pela Rádio Difusora do Amazonas – ZYS-8, na freqüência de 4.805 quilociclos, a partir de Manaus (*1).

Isso dependia do apoio e da atenção dos Padres Salesianos, possuidores desse único luxo utilitário – um rádio receptor – na Casa Paroquial, situada na mesma e única rua da localidade, um pouco abaixo do Colégio...

Todo dia, aguardávamos uma boa nova dos padres vinda dos “Avisos ao Interior”!

Finalmente ocorreu! Na transmissão da noite de Quinta-Feira – 25/07, o locutor leu a mensagem: “O Cmt. do Destacamento da FAB informa à tripulação do CATALINA, em Uaupés, que a peça para a aeronave segue amanhã, pelo CATALINA de Linha da PANAIR”. Não a ouvimos, mas, imaginamos o seu teor quando a Irmã Elza nos comunicou tê-la recebido...

E, a bomba de gasolina chegou, na Sexta-Feira – 26/07, no CATALINA da PANAIR DO BRASIL que fazia transporte comercial de carga e passageiros na rota do Rio Negro.

Como já tínhamos retirado a bomba em pane (serviço realizado no início da manhã e no final da tarde, pois, o calor do sol forte impossibilitava o trabalho na plataforma metálica, acoplada ao lado do motor para a manutenção, superaquecida tanto quanto as carenagens e partes metálicas do mesmo), instalamos a nova e consideramos a aeronave pronta para o teste do motor...

Na manhã do dia 27/07 – Sábado, com carga e passageiros embarcados, giramos os motores, fizemos as verificações e os testes de funcionamento previstos, e, com tudo normal descolamos, cumprindo o restante da Linha (amerissagens em Tapurucuara e Barcelos) e chegando a Manaus.

E, em 28/07 – Domingo, regressamos a Belém, com pousos em Itacoatiara e Santarém.

Durante a longa semana em que ficamos hospedados no Colégio Salesiano, nossa anfitriã – Irmã Elza, sem saber do episódio que afetara o clima intraequipe em função do rigor operacional estabelecido pelo Maj. RUY, promoveu a descontração e a dissipação de qualquer mal-estar residual, com uma salutar brincadeira: recheou de algodão e colocou no meu prato alguns bolinhos supostamente de pirarucu...

Ao mastigar a iguaria senti a coisa “embuchar”, e, sem perceber que todos me observavam, procurei discretamente colocá-la fora da boca, no que todos riram demoradamente!

Logo depois pude dar o troco, pegando um pequeno gafanhoto que pousara na mesa e desafiando que o comeria ao natural, como alimento para sobrevivência na selva...

Todos se recusaram, mas eu assumi que o faria se me pagassem algumas cervejas! Dessa vez, a Irmã Elza foi minha aliada, sugerindo ao meu ouvido que eu removesse a cabeça do inseto, pois junto com ela viria a tripa principal e eu só comeria praticamente as asas...

Assim o fiz, e ganhei a aposta, que foi paga e aproveitada por todos no dia em que chegamos a Manaus, num barzinho que existia na Avenida Eduardo Ribeiro, logo depois e do mesmo lado do Teatro Amazonas.

Edvaldo Martiniano de Luna

*****************************************

(*1) – a Rádio Difusora do Amazonas – Tempos Heróicos

Em tempos muito difíceis, quando os serviços de correios e telégrafos eram reconhecidamente precários e a comunicação telefônica para o interior não passava de um sonho, as ondas potentes da Rádio Difusora de Manaus alcançavam os mais distantes pontos do nosso território, transmitindo mensagens ansiosamente aguardadas pelos Amazônidas.

O programa “Avisos ao Interior” – um “correio de voz” de hoje, embora unilateral – ia ao ar pela manhã, à tarde, e à noite, transmitindo todo tipo de mensagens de interesse coletivo e particular: partidas de transportes fluviais e aéreos desde Manaus, previsão de chegada em pontos da viagem, recados pessoais, etc.