AS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS E SEUS CATALINA

VIAÇÃO AÉREA SANTOS DUMONT - VASD

VASDLogo

A Viação Aérea Santos Dumont – VASD foi organizada, em 18 de janeiro de 1944, com o capital inicial de 30 milhões de cruzeiros. Era um projeto ambicioso, pois, um grande auditório, no Rio de janeiro/GB, foi alugado para o primeiro encontro dos seus 7.000 acionistas. Dois CATALINAS PBY-5 e um Budd Conestoga foram comprados da Rubber Development Corporation, em Belém/PA, como frota inicial. Em 1944, foram feitos vários voos de caráter experimental.

No início de 1945, os CATALINAS começaram a voar regularmente, do Rio de Janeiro/GB, pela costa e com paradas intermediárias, até Fortaleza/CE e até Porto Alegre/RS. No final de 1945, a diretoria da empresa renunciou devido a problemas internos. Em 04 de janeiro de 1946, sua aeronave Budd Conestoga fez um pouso de emergência na Base Aérea dos Afonsos/GB, com a perda total da aeronave. Dias depois, a companhia foi fechada.Em março de 1947, a VASD deu início a um acordo operacional com a Linha Aérea Transcontinental Brasileira, o primeiro de seu tipo no Brasil. Em 01 de outubro de 1948, na sequência desse acordo operacional e, com um novo conselho de administração, a VASD reiniciou suas operações. Em 1952, foi comprada e absorvida pela Transportes Aéreos Nacional Ltda.

AERONAVES:

PBY-5 Catalina – Prefixo PP-BLA (CN 947, BuNo 08127 U.S. Navy)

Com a matrícula norte-americana NC33306, foi adquirido da Rubber Development Corporation, em Belém/PA, em 1944, e registrado com a matrícula PP-SDA. Com a paralização da operação na Empresa, a partir do final do ano de 1945, foi vendido à Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA), em 1947, onde foi registrado com a matrícula PP-BLA. Entrou em operação, mas, em março de 1948, teve de ser desmontado para reaproveitamento de peças e equipamentos.

Consta, em registro “Brazilian_Catalinas” de David Legg, recebido por email em 2010, como: CN – 947 ou 1021, Bu 08127 US Navy, inicialmente com matrícula norte-americana NC33306. Adquirido pela VASD, em 1944, e vendido à TABA, em 1947, onde operou com a matrícula PP-BLA. (To PP-BLA ntu.  Used for spares. Canx 4/3/1948).

PBY-5A Catalina – Prefixo PP-SDB (CN 937, BuNo 08126 U.S. Navy)

PPSDB

Com a matrícula norte-americana NC33305, foi adquirido da Rubber Development Corporation, em Belém/PA, em 1944, e registrado com a matrícula PP-SDB. Com a paralização da operação na Empresa, a partir do final do ano de 1945, foi vendido à Transportes Aéreos Bandeirantes (TABA), em 1948, onde foi registrado com a matrícula PP-BLB.

Consta, em registro “Brazilian_Catalinas” de David Legg, recebido por email em 2010, como: CN – 937 ou 1020, Bu 08126 US Navy, inicialmente com matrícula norte-americana NC33305. Adquirido pela VASD, em 1944, e vendido à TABA, em 1948, onde operou com a matrícula PP-BLB.

*********************************************************