AS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS E SEUS CATALINA

TRANSPORTES, INDÚSTRIA, E COMÉRCIO DA AMAZÔNIA LTDA. – TICAL

No segundo semestre de 1955, o comandante licenciado da PANAIR Eurípedes Coelho de Magalhães, procurou a AEROPAN e propôs arrendar o PT-ASN, através de uma firma que criou com o irmão Luciano Coelho e outros sócios – a Transportes, Indústria, e Comércio da Amazônia Ltda. (TICAL), conseguindo seu intento. No final de 1955, após uma revisão de motores e de diversos componentes nas oficinas da Panair, no Rio de Janeiro/GB, o PT-ASN voltou a voar na Região Amazônica, transportando quatro toneladas de carga em cada voo.

Inicialmente, na rota Araguacema/Belém, no Pará, e, depois, em voos entre Pedro Afonso/GO e Belém (estes realizados sob acordo de parceria com a Paraense Transportes Aéreos S.A.), sempre transportando carne para a capital do Pará.

A TICAL também obteve um contrato de alguns voos para a PETROBRAS, transportando cimento para Balsas/MA (em parceria com a Companhia Itaú de Transportes Aéreos) e tubos para Nova Olinda/MA. Estendendo suas atividades, a TICAL começou a transportar carne de Marabá/PA para Belém.

Em 13 de julho de 1956, o PT-ASN acidentou-se, quando a três quilômetros da cidade de Marabá, com falecimento de um tripulante (o Comandante Luciano Coelho) e a perda total da aeronave. Como decorrência, a Empresa encerrou suas atividades.

AERONAVE:

PBY-5A CATALINA – Prefixo PT-ASN (CN 1792, BuNo 48430 U.S. Navy)

Inicialmente, registrado com matrícula norte-americana N1522V, em 17 de abril de 1951, pela Charles BABB CO INC, de New York/USA. Arrendado pela AEROPAN, através da Wardell L. Hatch, foi trasladado para o Brasil, em abril de 1954, com a matrícula PT-ASN. Operou no transporte de carga, na Amazônia, a partir de outubro de 1954. No segundo semestre de 1955, foi subarrendado à Empresa Aérea Transportes, Indústria e Comércio da Amazônia Ltda – TICAL, sediada em Belém/PA. Em 13 de julho de 1956, acidentou-se, quando a três quilômetros da cidade de Marabá, com falecimento de um tripulante (o Comandante Luciano Coelho) e a perda total da aeronave.

Consta do Registro Aeronáutico Brasileiro – RAB como um CONSOLIDATED PBY-5A Serial Number 48430 com a Matrícula PT-ASNPT-ASN CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA         48430

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