AS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS E SEUS CATALINA
A Paraense Comercial Ltda. foi fundada, em 22 de fevereiro de 1952, por Antônio Alves Ramos Júnior, com sede em Belém/PA, e realizou o seu primeiro voo, no dia 30 de março, com um anfíbio PBY-5A Catalina, que pertencera a Aero Geral (PP-AGA), operando com a matrícula PT-ANU e inaugurando a Linha de Belém/PA para Pedro Afonso/GO, com a finalidade de transportar carne para a capital paraense, mas, cuja meta principal era o grande mercado da área Rio de Janeiro/GB – São Paulo/SP.
A extensão da linha para o sul foi iniciada, somente em 1955, quando a razão social da empresa foi mudada e se transformou na Paraense Transportes Aéreos. inaugurando a linha Belém/PA – Pedro Afonso/GO – Cristalândia/GO – Brasília/DF – Rio de Janeiro/GBEm 1958, foi autorizada a voar para São Paulo, mas, só em 1960, inaugurou a rota Rio Branco/AC – Porto Velho/RO – Cuiabá/MT – São Paulo/SP.
À sua frota original vieram se juntar outros dois Catalinas (ex-Aero Geral) e dezessete Curtiss Commando C-46. Ocorreu, então, uma série de acidentes: sete aviões caíram e um foi, acidentalmente, destruído em terra. Dos cinco quadrimotores DC-4 comprados pela Paraense, três caíram, em dois anos de operação, e um dos dois DC-3 adquiridos fez um pouso forçado na selva.
A Paraense, apesar de abalada com esses acidentes, entrou, então, na “Era das Turbinas”, adquirindo seis bimotores turbo hélice Fairchild Hiller FH-227B, comercialmente batizados Hirondelle. Mas, no primeiro ano de uso, alguns tiveram de ser temporariamente desativados, por falta de peças de reposição, e um foi destruído, no Aeroporto de Belém, por um veículo. Outro caiu quando fazia a aproximação para pouso, matando todos os 36 tripulantes e passageiros. Este acidente provocou uma investigação na empresa, que atravessava dificuldades financeiras. Sua licença operacional foi cancelada, no dia 29 de maio de 1970, e a Empresa foi extinta, tendo o governo federal se apropriado dos seus aviões ainda existentes (quatro Hirondelle), os quais foram registrados com a marca da VARIG e empregados na Ponte Aérea Rio/São Paulo.
AERONAVES:
PBY-5A Catalina – Matrícula PT-ANU (Serial Number 97-883, BuNo 08064 U.S. Navy)
Com a matrícula NC33300, foi adquirido da Rubber Development Corporation, em Belém/PA, em 1947, pela Aero Geral, e registrado com a matrícula PP-AGA. Vendido à Paraense Comercial Ltda. (depois Paraense Transportes Aéreos S.A.), em fevereiro de 1952, e registrado com a matrícula PT-ANU, em 10 de setembro de 1952. Adquirido pela PROSPEC – Levantamentos Prospecções e Aerofotogrametria S. A., em fins de 1952 (ainda sem confirmação da data e sobre o período de emprego da aeronave). Em 19 de julho de 1957, foi registrado, na Paraense Transportes Aéreos S.A., com a matrícula PP-BTD. Adquirido pela SAVA, em agosto de 1959, onde operou com a matrícula PT-BEA e, a partir de novembro de 1960, com a PT-BGB. W/o Feb 21, 1961.
O PT-BTD na Paraense Transportes Aéreos S.A.
Consta do Registro Aeronáutico Brasileiro – RAB como um CONSOLDATED PBY-5A CATALINA Serial Number 97-883 com as matrículas PP-AGA, PT-ANU, PP-BTD, PT-BEA, e PT-BGB:
PT-ANU CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 97-883 Ex-PP-AGA; Trf PP-BTD
PT-BEA CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 97-883 Ex-PP-BTD; Trf PT-BGB
PT-BGB CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 97-883 Ex-PT-BEA
PBY-5A Catalina – Prefixo PT-ANP (Serial Number 417)
Adquirido da Rubber Development Corporation, em Belém/PA, em 1947, pela Aero Geral, e registrado com a matrícula PP-AGB. Vendido à PROSPEC – Levantamentos Prospecções e Aerofotogrametria S. A., em julho de 1952, e registrado com a matrícula PT-ANP, em 10 de setembro de 1952 (ainda sem informação da data da compra e sobre registros da venda da aeronave). Operou, na Paraense Transportes Aéreos S.A., com as matrículas PT-ASX e PT-BTC.
Consta do Registro Aeronáutico Brasileiro – RAB como um CONSOLDATED PBY-5A CATALINA Serial Number 417 com as matrículas PT-ANP, PT-ASX, e PT-BTC:
PT-ANP CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 417 Ex-PP-AGB; Trf PT-ASX
PT-ASX CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 417 Ex-PT-ANP; Trf PP-BTC
PT-BTC CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 417
PBY-5A Catalina – Prefixo PT-AMR (Serial Number 1995)
Inicialmente com a matrícula norte-americana N74694, foi adquirido pela Aero Geral Ltda., em 1952, e matriculado como PP-AGH. Não chegou a operar na Empresa, sendo vendido à Paraense Comercial Ltda. (depois Paraense Transportes Aéreos S.A.), em 26 de agosto de 1952, passando a operar com a matrícula PT-AMR. Transferido para a SAVA onde, provavelmente, operou no período de 1952 a 1954. Acidentado, em Marabá/PA, em 12 de maio de 1954, com perda total da aeronave.
Consta do Registro Aeronáutico Brasileiro – RAB como um CONSOLIDATED PBY-5A Serial Number 1995 com a matrícula PT-AMR: PT-AMR CONSOLIDATED PBY-5A CATALINA 1995
******************************************************************************************
Produção www.catalinasnobrasil.com.br
Ary Barbosa – administrador do site