AS EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS E SEUS CATALINA

Em setembro de 1915, a Texas Company – TEXACO começou a operar no Brasil através de decreto assinado pelo então presidente da República Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltda. a se instalar no país. Ao longo dos anos, a empresa fez investimentos importantes para consolidar a marca TEXACO, seguindo os passos do desenvolvimento socioeconômico do país.

Desde a chegada da indústria automobilística ao país, em 1950, até o estabelecimento das mais importantes montadoras internacionais, a marca acompanhou a expansão desse segmento industrial, buscando formas para crescer e ampliar sua participação no mercado brasileiro.

A TEXACO, em suas atividades no Brasil, também operou a aeronave Consolidated PBY-5A CATALINA. Foi ainda com o nome TEXACO que ela se tornou a primeira empresa a instalar tanques, bombas, e equipamentos de lubrificação nas montadoras instaladas no País.

AERONAVE:

PBY-5A Catalina – Prefixo P?-???

TEXACO1

Ainda não foram obtidos registros de identificação e nem das atividades em que foi empregada, em que locais, e em que período.

******************************************