O primeiro acidente?

PaintARIO DE JANEIRO, DOMINGO, 11 DE FEVEREIRO DE 1940

Caiu e incendiou-se, no interior do Piauhy, um avião do Correio Aereo Militar(*)
(*)Toda a matéria foi copiada com a grafia empregada na época
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Ficaram carbonizados dois officiaes do Exercito e sériamente ferido um sargento-mecanico

As primeiras horas da manhã de hontem começou a circular a notícia de que no norte do paiz caira um avião do Correio Aereo Militar. Communicamos-nos imediatamente com o general Isauro Reguera, diretor do Departamento da Aeronautica do Exercito, que nos confirmou o triste acontecimento. Informou-nos o general Reguera que ao chegar ao seu gabinete encontrara hontem um telegrama do sr. Leonidas Mello, interventor federal no Estado do Piauhy, narrando o facto. O despacho telegraphico dizia que um Wacco-Cabine antigo, do Correio Aereo Militar, procedente de Fortaleza, no Estado do Ceará, ao se approximar da cidade de Amarante, no Estado do Piauhy, caíra num grotão, fóra do campo de aviação existente na localidade, cerca de 7 horas da noite de ante-hontem. No desastre haviam perecido o capitão João Ribeiro da Silva, que pilotava no momento o apparelho e o tenente João Perdigão Pereira, tendo o sargento Raymundo Duarte Muniz ficado gravemente ferido. 
Perguntamos ao diretor da Aeronautica do Exercito se já haviam chegado as primeiras notícias sobre as provaveis causas da quéda do Wacco e nos foi respondido que não, e que qualquer explicação nesse sentido seria necessariamente prematura. Accentuou ainda o general Reguera que amanhã iria telegraphar ao capitão Theophilo Ottoni, commandante da Base Aérea de Fortaleza, para que o mesmo presidisse o inquerito sobre o desastre e apurasse o que fosse possivel, a respeito das causas do lutuoso acontecimento.

CorreiodaManhã 11Fev1940 B

O capitão João Ribeiro da Silva nasceu no dia 15 de fevereiro de 1904, no Estado do Maranhão, sendo filho do sr. Saint Clair Aragão Silva e da sra. Malvina R. da Silva. Assentou praça em 30 de novembro de 1920, foi declarado aspirante em 22-11-1930, promovido a 2º tenente em 12 de janeiro de 1932, a primeiro tenente em 8 de março de 1934 e a capitão em 24 de maio de 1937. Tinha os cursos especializados de piloto e official aviador. Ultimamente occupava o cargo de commandante do 7º Corpo de Base Aerea, com séde em Belém do Pará. Servia na Diectoria da Aeronautica do Exercito ha mais de cinco annos, e era “millionario do ar” o que quer dizer que tinha mais de mil horas de vôo. Contava, portanto, o capitão João Ribeiro da Silva 36 annos de edade.
O 1º tenente de Administração João Perdigão Pereira nasceu em 5 de abril de 1910, filho do senhor João Levi Pereira e da sra. Joanna Perdigão Pereira, sendo natural do Estado do Ceará. Contava pois 30 annos de edade e também exercia ultimamente suas funções no 7º Corpo de Base Aerea.

O sargento Raymundo Duarte Muniz é natural do Estado do Pará, filho do sr. Roque Gracilliano Muniz e da sra. Raymunda Duarte Muniz, tendo nascido no dia 21 de março de 1915. Tem portanto 25 annos e já possue o curso de mecânico aviador.

Às primeiras horas da noite de hontem novos informes telegraficos chegavam a esta capital, procurando esclarecer o accidente. Assim é que segundo uma das versões, o apparelho ao se approximar da cidade de Amarante que era o penultimo ponto da rota e onde existe um optimo campo de aviação, soffrera uma panne no motor, caindo num despenhadeiro situado perto de um rio e incendiando-se a seguir. Logo que tiveram conhecimento do desastre as autoridades municipaes de Amarante determinaram as providencias necessarias para os primeiros socorros, rumando uma caravana para o local. Ali chegando, verificaram que apenas se encontrava com vida o sargento mecânico que foi sem demora conduzido para a cidade, sendo-lhe, então, prestados os primeiros cuidados médicos.

Uma outra versão, também, originaria de Therezina, informava que as primeiras noticias alli chegadas diziam que fôra uma forte tempestade a causadora do accidente, sendo provavel que um raio houvesse attingido o apparelho. Em todo caso, como nos frisou em suas declarações o general Reguera, qualquer affirmação nesse sentido é prematura, e precaria só se podendo ter uma idéia exacta a respeito dos motivos determinantes da quéda do avião depois de terminado o inquerito.

Cerca das dez horas da noite, procurando novos detalhes, ligamos o telephone par o 1º Regimento de Aviação, onde nos attendeu, com solicitude, o official de dia. Disse-nos que as ultimas informações esclarecia que o sargento Duarte Muniz melhorara tendo sido transportado para Therezina, capital do Estado. Tambem o corpo do capitão João Ribeiro da Silva havia sido levado para Therezina, de onde seguirá provavelmente para São Luiz. O corpo do infortunado tenente João Pereira, que como o do seu collega ficara inteiramente carbonizado, permanecia em Amarante onde deveria ser sepultado.

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Waco

Aeronave Wacco-Cabine similar à acidentada

Waco CJC (Cabine Velho) – Aeronave de transporte leve, biplano, com capacidade para 5 assentos, equipada com motor Wright Whirlwind R-760-E de 250 hp, radial, 7 cilindros, velocidade de cruzeiro de 215 km/h, velocidade máxima de 245 km/h, alcance de 940 km, teto de serviço de 15.000 pés.

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