1
1

Osmar dos Santos Gomes 

Nome de Guerra: S. GOMES

Qualificação profissional: Aeroviário Mecânico de Voo de Linha Aérea

Empresas onde trabalhou: Empresa Aérea Panair do Brasil S.A., como Mecânico de Terra e, posteriormente, como Mecânico de Voo de CATALINA PBY-5A e CANSO, de 1945 a fevereiro de 1965.

Empresa Aérea Cruzeiro do Sul S.A., como Mecânico de Voo de CATALINA PBY-5A e CANSO, desde o 1º semestre de 1966 até 19 outubro de 1966.

Qualificação no PBY: Mecânico de Voo

Observações: Nascido, em 31 de julho de 1920, em Belém/PA. Realizou o Curso de Mecânico de Voo no Rio de Janeiro/GB, em 1960.Faleceu, no acidente com o CATALINA PBY-5A PP-PEC da Empresa Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, ocorrido em 19 de outubro de 1966, no município de Porto de Pedras – Ilha do Marajó, Belém/PA, quando realizava um Voo de Cheque de Hidroaviação do Comandante Washington Senna MALVEIRA. No acidente também faleceram: Piloto-Instrutor Comandante Washington Senna MALVEIRA, Piloto Comandante José dos Santos GARCIA, e o Checador do Departamento de Aviação Civil (DAC) 1º Ten Av DEUSDEDIT Carlos da Silva.

Esposa: Maria da Natividade Paixão Gomes

Filhas: Osmarilza Raimunda da Paixão Gomes – viúva de Giovani Cícero Januário;.Ordemarina Antônia da Paixão Gomes – casada com João Wady Rossy; filhos: João Osmar Gomes Buainain Rossy, Leandra Nazaré Gomes Buainain Rossy, Marcus Fabricio Gomes Buainain Rossy; e, Odilea Sandra da Paixão Gomes – casada com João Francisco Lins Maciel Borges; filhos: Francisco Maciel de Oliveira Borges Neto, Kamila Gomes Maciel Borges, Júlio Cézar Gomes Maciel Borges.

1

Reu2009 AVT

Eles integram um coeso e animado grupo de jovens da terceira idade... 

1

PANAIR 26

Desbravadores da Empresa Aérea PANAIR DO BRASIL S.A., em 20 de outubro de 1983, homenageados na comemoração pelo cinquentenário da abertura da Rota Amazônica