José Ananias Fernandes

Nome de Guerra: ANANIAS

Posto/Quadro: Major Especialista em Avião da Aeronáutica

Unidades de Emprego do CATALINA onde serviu: Parque de Aeronáutica de Belém, em Belém/PA; Quartel General do 1º Comando Aéreo Regional, em Belém/PA.

Qualificação no PBY: 1º Mecânico de Voo

Horas de voo em PBY: 2.000

Nome da Esposa: Edelnice Fernandes

Registros da carreira profissional:

Nascido em 10 de junho de 1932, em Fortaleza/CE. Ingressou na Aeronáutica, em 01 de agosto de 1951, na Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá/SP, formando-se 3º Sargento QAV. Declarado Aspirante-a-Oficial Especialista em Avião, em 23 de dezembro de 1964, na Escola de Oficiais Especialistas e Infantaria de Guarda (EOEIG), em Curitiba/PR.

Unidades de Emprego do CATALINA onde serviu: Parque de Aeronáutica de Belém e Quartel General do 1º Comando Aéreo Regional, em Belém/PA.

Serviu, ainda, no 1º/4º GAv, em Fortaleza/CE, no Serviço de Comunicação da FAB, em Belém, e por dois anos e meio (março de 1969 a março de 1971), na cidade de Nova Orleans/LA/EUA, representando a FAB nos serviços técnicos de revitalização e modernização do CATALNA (Projeto PATÃO, da então Diretoria de Material da Aeronáutica – DIRMA, realizados pela PAN AIR CORPORATION.

Piloto Civil, formado pelo Aeroclube de Belém.

Professor Titular de Física, formado pela Universidade Federal do Pará e nela tendo exercido essa função.

Faleceu, em 28 de janeiro de 2020, em Belém/PA onde vivia.

Maj Esp Av José ANANIAS Fernandes (o primeiro, à direita, com o sorriso largo), um dos fundadores da ABRA-CAT, por ocasião do almoço de confraternização, em 08 de dezembro de 2007

**********************************************************************