Date: Sun, 7 Sep 2014 12:07:24 -0300
Subject: PBY-5A CATALINA maravilhosamente restaurado

Prezados amigos
Saudações

Somente há pouco (7-set-2014), navegando na internet, conheci o site R7, onde li, na página http://www.flogao.com.br/gustavoadolfo75/140106371, a excelente matéria, datada de 16/12/11, intitulada: CONSOLIDATED CA-10 CATALINA: O ANJO DA AMAZÔNIA.
Nela, consta este texto:
Esta abordagem, de autoria desconhecida, muito bem retrata o que foi o CATALINA para a FAB: “Ontem, antes de ontem, muito antes de ontem, quando a estrada de terra era ainda inconcebível, eu já pousava nas estradas de água, levando civilização, apoio, assistência.”
Pois bem, a autoria da citação e a historinha da sua criação passa ser conhecida.
Eu, Lúcio Wandeck, sou o autor...
Explico: era Major, em 1975, e servia no Gabinete do Ministro da Aeronáutica, quando o então Major Intendente da Aeronáutica Sylvio Coutinho de Moraes – fotógrafo de rara sensibilidade na técnica do branco/preto – da Seção de Relações Públicas, me pediu que criasse uma frase para ser inserida em uma matéria que iriam divulgar sobre a aeronave CATALINA na revista AEROVISÃO.
Resolvi fazer uma gracinha e escrevi:
“Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica
Ontem, antes de ontem, muito antes de ontem, quando a estrada de terra era ainda inconcebível, eu já pousava nas estradas de água, levando civilização, apoio, assistência.
Por isso, requeiro mudar o meu nome para Transamazônico.
Assinado: Catalina PBY-5A”.
O Sylvio, o Gardel (Nylson de Queiroz Gardel que mais tarde viria ser Comandante da Base Aérea de Belém (1982 a 1984), que sediava o Esquadrão de CATALINAS) e outros colegas da SRP acharam a citação criativa, entretanto optaram por manter apenas o “Ontem, antes de ontem, muito antes de ontem, quando a estrada de terra era ainda inconcebível, eu já pousava nas estradas de água, levando civilização, apoio, assistência.”.
Ainda há poucas semanas, conversando com o Coronel Gardel, no Clube de Aeronáutica – Rio de Janeiro/RJ, recordamos esse episódio.
No maravilhoso Museu Aeroespacial (MUSAL) da Aeronáutica, no lendário Campo dos Afonsos, há um CATALINA com uma plaquinha “Ontem, antes de ontem, (...)”.
Há alguns anos, comentei esse assunto com o Diretor do MUSAL. Ele me pediu que escrevesse a historinha dessa citação, pois queria acrescentá-la na plaquinha. O tempo passou e me esqueci...
Vou aproveitar a oportunidade e enviá-la para o Diretor do MUSAL!

Lúcio Wandeck
Coronel Intendente da Aeronáutica – Membro da Comissão Interclubes Militares (CIM)